Orçamento, dúvidas, críticas e sugestões. Me Chame No Zap!

8 Razões para usar o software Reaper em suas produções

Reaper: e as 8 RAZÕES para usar essa DAW em suas Produções de áudio. oferece suporte para uma ampla gama de formatos de áudio...

A Digital Audio Workstation (DAW) Reaper, é uma plataforma de produção de áudio de código aberto que oferece uma ampla gama de recursos e opções de personalização para os usuários.

Desde sua primeira versão lançada em 2005, a Reaper se tornou uma das DAWs mais populares e bem avaliadas no mercado, atraindo músicos, produtores, engenheiros de áudio, estúdios e profissionais da indústria musical.

Neste artigo vamos abordar um pouco dessa DAW Fabulosa e, as 8 RAZÕES para usar em suas Produções de áudio, ou até mesmo vídeo.

8-razoes-para-usar-o-software-reaper
© Wallace Fernandes | 8 Razões para usar o software Reaper em suas produções

Não vamos aqui desmerecer outros softwares de edição que tem até o seu charme no mercado, como por exemplo: Sound Forge, Cubase, Pro tools, Adobe Audition, WavePad, e até mesmo o Audacity, que é um excelente Multipista.

Conteúdo

Quem desenvolveu o REAPER?

Essa DAW é desenvolvida pela Cockos Incorporated, uma empresa com sede nos Estados Unidos.

O nome Reaper é uma abreviação de "Rapid Environment for Audio Production, Engineering, and Recording", que reflete a filosofia da empresa de criar uma plataforma rápida, fácil de usar e altamente personalizável.

Porque usar o Reaper em suas produções de áudio?

Depois de conhecer um pouco da história dessa DAW, vamos agora saber das 8 RAZÕES para usa-la hoje mesmo em suas Produções.

Compatibilidade

É compatível com Windows, MacOS e Linux, tornando-a uma plataforma altamente acessível para os usuários de diferentes sistemas operacionais.

Além disso, a Reaper oferece suporte para uma ampla gama de formatos de áudio, incluindo MP3, WAV, AIFF, FLAC e muitos outros.

Isso permite que os usuários trabalhem com arquivos de áudio de diferentes fontes e importem seus trabalhos de outras DAWs sem problemas.

8-razoes-para-voce-usar-o-reaper

A Reaper é conhecida por sua interface de usuário altamente personalizável, permitindo que os usuários adaptem a plataforma às suas necessidades específicas.

A Reaper oferece uma ampla gama de opções de personalização, incluindo a capacidade de reordenar menus, painéis, teclas de atalho e outros elementos da interface.

Além disso, a Reaper oferece suporte para skins, permitindo que os usuários mudem a aparência da plataforma para combinar com sua configuração pessoal.

Usabilidade

Ele é muito simples de usar, qualquer criança consegue mexer nessa DAW sem mistério. Não é à-toa que ele se Popularizou e se tornou o Software mais usado entre produtores e amantes da música no Brasil.

8-razoes-para-voce-usar-o-reaper

Preço acessível

Uma das coisas que torna a Reaper tão atraente é seu preço.

É uma das DAWs mais acessíveis disponíveis no mercado, oferecendo uma ampla gama de recursos e funcionalidades sem o preço elevado de outras opções de software de edição de áudio.

Enquanto muitas outras DAWs são vendidas por centenas de dólares, a Reaper pode ser adquirida por apenas 60 dólares, o que a torna acessível para muitos músicos e produtores que não têm um orçamento grande.

Além disso, a Reaper também oferece uma versão de avaliação gratuita que permite que você experimente o software antes de decidir se deseja comprá-lo.

Se você possui vários computadores, você pode instalar a mesma chave de licença em todos eles, desde que você use somente o REAPER em um computador de cada vez.

Mesmo que você não compre a licença, você pode usa-lo sem limitação, ele não expira.

Nota: você receberá uma mensagem que demora 5 segundos assim que você abre a DAW pela primeira vez, para apoiar o projeto.

É uma decisão sua comprar ou não, vai dá sua índole pagar ou não. Já que você gostou do Reaper porque não colaborar com o Projeto?

Recursos avançados

A Reaper oferece uma ampla gama de recursos avançados, incluindo suporte para vários canais de áudio, edição de tempo e pitch, gravação em tempo real e processamento de plug-ins.

Tem recursos pra tudo que você imagina em fazer com áudio. Todos os recursos de gravação, edição, manipulação de áudio, e midi. E você ainda pode controla-lo pelo Celular.

Enfim, é uma infinidade de recursos, que só você estudando para conhecer.

8-razoes-para-usar-o-software-reaper

É o mais leve da categoria.

Você pode rodar o Reaper até em Desktop bem antigos , e dependendo do projeto, ele vai rodar leve como uma pena.

Ele suporta todas as versões do Windows, desde o Windows XP ao Windows 11. suporta Linux em arquiteturas Intel e ARM, e a versão Windows funciona bem com WINE.

Alguns até criticam pelo tamanho do instalador, não chega nem a 15MB de tão pequeno.

Até assusta algumas pessoas que não estão acostumadas com o tamanho de uma DAW com tantos recursos e pode rodar até num simples Pen-drive.

Então, a tecnologia está ai para provar que tamanho não é documento.

Versátil

Não é atoa que Reaper se tornou o grande sucesso no Brasil, porque ele é muito versátil, você pode usar ele para qualquer projeto que você esteja fazendo.

Poder ser usado para trabalhar em casa, em estúdio Profissional, trabalhar com áudio, Midi, vídeo. Pode ser usado para tocar samples ao vivo, para diversas funcionalidades o Reaper está a disposição.

Além de ele ser muito maleável, você pode modificar o software a sua cara. Tem uma infinidade de Temas para você modificar o visual da sua Daw sem complicações. Você pode baixar os temas gratuitamente.

Existe uma comunidade de contribuintes com uma gama de temas. Se você está vindo de outra DAW, há uma boa chance de que um tema correspondente do Reaper exista. Você pode conferir neste link

Inclusive existe versões customizadas do REAPER que são chamadas de REAPER MOD. Se você quiser experimentar esse REAPER MOD vou deixar o link direto abaixo. 👇

Reaper_customizado Software 206MB x86+x64 REAPER+mod+Windows+Mac+Linux

Desenvolvedor Versão Customizada do Reaper

Jorge Araújo. compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o SomBinário Music em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Reaper Padrão VS Customizada

Só pra deixar bem claro, que é uma versão customizada, completa, e não crackeada. É o mesmo Software, você pode atualizar normalmente o Reaper. Apenas, foi implementado muitos recursos, actions, scripts inteligentes, novos plugins e muito mais.

Nesse vídeo você vai conhecer um pouco dos recursos, infelizmente não da pra mostrar tudo num único vídeo, mas da pra você ter uma ideia. Quem conta é o próprio criador do Reaper MOD.

O Reaper Vale à pena?

Para isso vamos ao nosso sétimo motivo 👇😁

Comunidade ativa

A Reaper tem uma comunidade ativa de usuários que compartilham seus conhecimentos e recursos, o que significa que você sempre terá ajuda e suporte quando precisar.

Em comparação aos seus concorrentes, hoje o FORUM OFICIAL do Reaper tem a média de visitas na base dos 2 milhões mensal. Acessar Comunidade do Reaper

É a comunidade mais ativa de software e produção musical. Só pra você ter ideia, o Reaper hoje, é esse tanque de guerra, devido a sua comunidade.

Foram opiniões dos próprios usuários, dando ideias, que assim foram desenvolvendo os recursos para melhorar o Software, e tornar a potencia que ele é hoje.

Isso é um ponto muito forte, usar um software que tem uma comunidade forte e ativa para assim lhe ajudar com todas as suas dúvidas.

Treinamento completo

Além de cursos que você pode encontrar e de todos os bolsos, tem uma galera boa que ensina como funciona essa ferramenta.

Mas se você quiser pode aprender gratuitamente através de curso no YouTube, chamado Canal Reaper Brasil.

O curso aborda o uso básico do Reaper, automação, dicas e truques de mixagem e edição. Enfim, tudo que você precisa para começar a usar profissionalmente o REAPER.

Assista esse vídeo abaixo, e aprenda como gravar áudio no Reaper sem mistérios!

Conclusão

Mostramos através deste artigo as 8 Razões para usar a DAW Reaper em suas edições, fique ciente que foram somente 8 razões satisfatórias para você iniciar.

Existem muitas razões para usar a Digital Audio Workstation (DAW) Reaper. Aqui estão algumas das mais importantes, um resumo rápido:

  1. Preço acessível: é um software comercial, mas com uma licença de uso extremamente acessível, especialmente quando comparado com outras DAWs de alto nível, como Pro Tools ou Logic Pro.
  2. Flexibilidade: é altamente personalizável e oferece muitos recursos avançados para produção de música e edição de áudio.
  3. Compatibilidade: é compatível com uma ampla gama de plugins, instrumentos virtuais e formatos de arquivo, o que o torna uma escolha versátil para muitos usuários.
  4. Performance: é conhecido por ser um software leve e eficiente em termos de recursos, o que o torna uma boa opção para usuários com computadores de configuração mais modesta.
  5. Suporte: A comunidade de usuários é ativa e oferece uma quantidade significativa de recursos e suporte, incluindo fóruns, tutoriais e scripts personalizados.

Em geral, a Reaper é uma opção sólida e confiável para quem procura uma DAW acessível e completa, com uma ampla gama de recursos e opções de personalização.

E ai, curtiu? Compartilhe! Se você estiver enfrentando qualquer dúvida, comente abaixo. Espero que essas informações tenham sido úteis para você!

Radialista apaixonado por séries, e tecnologia, adoro criar conteúdo, e motivar pessoas. Compre-me um café