Orçamento, dúvidas, críticas e sugestões. Como Gravar? Me Chame no Zap!

Os 10 passos para iniciar na carreira de dublador

Neste artigo vamos abordar uma dúvida que muitas pessoas tem em relação essa modalidade maravilhosa, que é a dublagem.

Você que tem aquele sonho de dublar, emprestar a sua voz para um personagem de um filme ou desenho, seria muito legal, né?

Vamos mostrar neste artigo os 10 passos que você tem que seguir para ser um dublador e trilhar na área da dublagem. São passos importantes se quiser ter sucesso na carreira.

10-passos-para-se-tornar-um-dublador

Para que isso aconteça é necessário que você atenha-se alguns princípios básicos. Não é acordar um dia, e dizer, eu sou um dublador, é preciso seguir alguns critérios.

O que abordaremos?

O que é preciso para ser um dublador?

Para se tornar um dublador, é necessário desenvolver habilidades específicas e seguir algumas etapas importantes. Aqui estão os principais passos e requisitos para ingressar nessa carreira

O dublador precisa ser ator

É Necessário ter o registro profissional de ator (DRT) Porque nós estamos interpretando, dando alma a um personagem, só que em Português-BR.

10-passos-para-se-tornar-um-dublador

Ah! Mas eu sei que muitos vão dizer - Conheço gente que não tem, eu sou bom nisso, sou bom naquilo, Blá blá blá...

Não se trata de um papelzinho carimbado pela delegacia do trabalho e pronto. Agora já posso sair dublando por ai... Não é assim!

A gente usa a voz para reinterpretar um personagem, em outra língua, não é nada fácil, requer muita tecnica.
— Wendel Bezerra (Empresta a voz ao Bob Esponja, Goku).

10-passos-para-se-tornar-um-dublador

Como eu consigo o registro de ator?

Para obter o registro Profissional de ator, é necessário que você ingresse num curso de Teatro aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) Faculdade de artes cênicas, ou até mesmo apresentando comprovantes de trabalhos que você realizou como ator.

Preciso de um Curso de dublagem?

Depois de conseguir o registro profissional de ator, o passo seguinte, e não menos importante, é fazer um curso de dublagem.

Sim, é necessário, o curso serve para você aprender todas as tecnicas, aprender a sincronizar a voz, até porque na maioria das vezes a gente vai dar nova ou diferente interpretação a um personagem.

Então, sim, é mais do que necessário buscar um curso de dublagem, além do curso de teatro. Ainda neste artigo a gente vai tratar sobre esse assunto.

O dublador tem que ter boa dicção

A gente fala todo dia, a gente se comunica, faz locução, dubla, fala textos, e etc... então é fundamental que você não tenha nenhum grande problema de dicção.

Se você for prestar atenção, não vai encontrar um locutor, ou até mesmo um dublador que tenha língua presa, por exemplo.

É fundamental que o dublador tenha uma boa dicção. E alguns problemas podem ser contornado através de exercícios, através de acompanhamento de Fonoaudiólogo(a)

Você pode conseguir resolver, melhorar… mas se você tiver algum problema especifico de dicção, fanhoso, alguma coisa assim. Por enquanto você não pode ser dublador, é fundamental que a gente tenha uma boa dicção.

Veja no vídeo abaixo alguns exercícios para Voz na Fono feat.: Luisa Catoira

O Dublador precisa ter uma boa leitura

Não adianta você ter uma dicção linda, mas ai você erra tudo quando está lendo. Porque o dublador não recebe o texto antes. Ele não senta, para, estuda, decora.

Nada disso! O Estúdio liga para você agendando uma dublagem, e só na hora que você vai saber que tipo de texto é. Se é um filme, se é um desenho, se é drama ou comédia, documentário, enfim...

O dublador nunca sabe do que se trata até entrar no estúdio. Chegando lá tem um texto e você vai le-lo pela primeira vez na vida, então se prepare, treine a sua leitura. Isso não só serve para a dublagem.

Então é fundamental ter uma boa leitura, porque se não, o trabalho não anda e não rende. Isso acarretará em prejuízo para o estúdio em relação ao prazo para entrega do filme, e obviamente você não conseguirá decolar na carreira.

10-passos-para-se-tornar-um-dublador

O dublador tem que ter Talento Artístico

Nós estamos interpretando, dando vida aos personagens, então se você tem que se fazer uma auto-critica, prestar mais atenção em você…

Se você não tiver um Talento Artístico para dar vida a diversos personagens não vai adiantar muita coisa. Então tenha isso em mente, para você ser um ator/dublador, tem que ter um talento especial para isso.

Nota: A dublagem, termo originado do francês “doublage”, é uma técnica usada em obras audiovisuais, onde a voz original da produção é substituída, normalmente, por uma interpretação em outro idioma. Saiba mais

Chegamos ao Top 5 do nosso Post, o quanto você quer ser dublador?

Saiba que o caminho não é fácil para ser dublador

Querer todo mundo quer! Eu quero ser dublador, eu quero fazer isso ou aquilo. Mas quanto você quer? Porque alguém vai chegar lá, te dar a chance, te colocar dentro do estúdio, e você vai sair dublando… Ah, que legal! Só que não.

A dublagem é uma carreira como qualquer outra. Você tem que ralar bastante. Como foi dito aqui, você tem que melhorar sua leitura, cuidar da sua dicção, se aperfeiçoar como ator.

E ai sim, você vai começar do nada, indo nos estúdios, pedindo uma oportunidade, até alguém te dar uma chance. Ai você vai começar a fazer o mosquitinho do coco do cavalo do bandido até começar a ter destaque no mercado.

Você precisa saber o quanto você quer ser dublador. Porque se dedicar é fundamental na carreira de um dublador. Para você ser um GRANDE dublador um dia, você tem que ter uma meta em sua vida, já nessa linha, puxamos o nosso próximo tópico!

O dublador tem que ser objetivo

Você precisa ter um objetivo sério para decolar como dublador. Não seja aquele dublador de Facebook… Tudo que o cara queria, era dublar qualquer cena que tivesse 5 ou 6 falas pra ele postar no Facebook.

Para um monte de amigos postar e dizer que você é o máximo, maravilhoso, eu sabia que você iria chegar lá e tal, e ás vezes não aconteceu nada, mas aquilo ali já enche o ego da pessoa.

Mas a grande verdade, e perante ao mercado, e talvez até lá no fundinho pessoalmente as pessoas sabem que ele não é um dublador.

10-passos-para-se-tornar-um-dublador

Então se você quer ser um dublador, você tem que ter um objetivo. Se o teu objetivo era ser o dublador do Facebook, ok, conseguiu, parabéns!

Mas se você quiser realmente investir nessa carreira, você tem que ter o objetivo de trabalhar ela, e crescer na carreira com seriedade e profissionalismo.

O dublador tem que ter Paciência

Paciência? Como assim? para que esse requisito? Eu sou impaciente, eu sou tenso e tal... pode até ser na sua vida, pode ser do jeito que você quiser… mas especificamente para ser um DUBLADOR você precisa ter PACIÊNCIA.

Porque é um processo lento, demorado, e você vai ter que passar por várias dificuldades dos mais diversos tipos, assim como em qualquer profissão.

10-passos-para-se-tornar-um-dublador

Porque dizem que a dublagem é assim, a dublagem é assado. A dublagem é igual a qualquer carreira do universo.

A Paciência é eficaz, porque o caminho é lento, é demorado, porque realmente você tem que subir degrau por degrau até você e principalmente todo o mercado entender que você é um dublador. Então, PACIÊNCIA!

Um dos passos importantes para ser um bom dublador.

O dublador tem que ter humildade artística

Para dublar, você não vai fazer como você faz no teatro, no cinema, ou na TV, ou em qualquer coisa do tipo em voz original.

Você vai fazer aquilo que já foi proposto artisticamente na tela, você não vai criar o seu personagem, criar o seu jeito de falar, o que ele diz, como é que ele fala, qual é o ritmo.

NÃO! Você vai fazer o que tá na tela, pois só assim a dublagem vai ficar boa! Porque quando o som que vem parece que tá saindo da boca daquele personagem. Isso é uma boa dublagem, quando você esquece que tá dublado…

Só que para isso acontecer, o dublador tem que se despir da concepção dele, daquele personagem, e se vestir com a concepção que tá na tela.

Porque não adianta o personagem fazer uma cara e você transportar a emoção totalmente diferente. Entendeu?

Então você tem que ter a humildade artística de seguir aquilo que o outro ator já fez. Você não vai ter quase nenhuma possibilidade de dar a sua concepção artística a obra.

A boa dublagem é quando fica absolutamente igual ao original só que em Português-BR. Então para ser não só um dublador, mas sim, um bom dublador. Você precisa se vestir de humildade artística.

O dublador precisa ser disciplinado

A dublagem requer muita disciplina não só em relação a horários, até porque o trabalho é num ritmo de produção enorme.

Entra um dublador atrás do outro para gravar, um em seguida do outro sem parar. Então não tem essa possibilidade de atrasar, de faltar… é preciso ter disciplina para entrar no mercado e ser um dublador.

É preciso principalmente você estar apto a aprender com todo mundo. Com técnicos , com os colegas, com o diretor, fazendo estágios, que é assistir outros dublando.

Você precisa ter essa vontade de aprender e principalmente ter o poder de concentração. Para dublar a concentração é primordial

Pra gente dublar bacana, direitinho, você precisa estar muito concentrado É muito diferente em algumas profissões onde essa concentração pode oscilar ao longo do dia.

Na dublagem não, o seu trabalho às 8 da manhã tem que ser com a mesma dedicação do seu trabalho as 5 horas. Não dá pra ir esquentando ao longo do dia, até porque você não vai refazer o que você fez anteriormente pela manhã, é como vai para o ar.

Então muita concentração, postura de aprendiz, e disciplina.

É necessário ter um curso de dublagem

Como mencionamos logo acima 👆🏼 no primeiro tópico deste artigo é necessário ter um curso de dublagem confiável, para você aprimorar as tecnicas de dublagem.

10-passos-para-se-tornar-um-dublador

A dublagem trabalha num nível de produção muito grande, muito veloz, então é fundamental hoje em dia, fazer um curso de dublagem.

Porque antigamente como ritmo era mais lento, as pessoas ficavam dentro do estúdio vendo, aprendendo, para um dia chegar no microfone e ter uma fala apenas.

Hoje em dia, os estúdios não tem esse tempo, os materiais a maioria ES-MA-GA-DO-RA são sigilosos , então não cabe muito fazer estágios, ficar assistindo.

Então hoje é fundamental fazer um curso de dublagem , para quando você conseguir entrar, para quando tiver a menor oportunidade que seja.

você saber como funciona o microfone, a estante, o fone, e quando o diretor falar uma palavra especifica, ou um termo, um jargão especifico do meio de dublagem, você entenda.

Nota: para que você chegue minimamente preparado, hoje em dia é fundamental um bom curso de dublagem.

Mas e aí, qual curso de dublagem seria bom?

Não vamos ficar indicando esse, ou aquele, porque ai seria meio antiético. Mas a internet está ai a disposição de todos. Existem fóruns que você tem total condição de pesquisar para saber que curso é legal para entrar nesse meio.

O que eu posso indicar é o fórum da Dublanet, é um fórum confiável e que você terá ótimas recomendações sobre cursos, e dicas. É só seguir este link

Fique atento aos cursos que oferecem demais. Oferecem um mundo de ilusões… desconfie sempre, não é assim que funciona

Não é fácil para todo mundo. Eu acredito que um curso de dublagem tem que ser dado não só por excelentes profissionais, mas na pratica.

Porque o dia que você for tentar entrar no mercado de trabalho, e só nesse dia você ter o contato com o microfone, a estante, a tela, e ficou só na teoria.

Quanto tempo leva para se tornar um dublador?

Segundo a Dublasil, pode levar de 4 a 5 anos. Sim, isso mesmo. Estamos falando de um bom dublador, não se pode menosprezar a categoria. Já o Curso de dublagem, que pode levar 1 ano… você pode tentar fazer em um pouco menos, enquanto está com o DRT provisório.

Nota: não adianta apenas se formar e ter seu registro, é necessário prática e experiência para fazer o diferencial em testes. Agora depende de você se organizar para tudo isso.


Conclusão

Fundamentalmente para ser um bom dublador, você precisa trabalhar pra valer, estudar bastante, se dedicar, e o mais importante, não tem a menor restrição de idade, ou seja, qualquer pessoa pode ser um dublador, desde que se prepare para isso.

Um Breve Resumo:
  1. Paixão pela dublagem: Ser um bom dublador requer paixão pela arte da atuação de voz e um interesse genuíno em se expressar através de personagens animados ou de filmes, séries e desenhos.
  2. Formação e treinamento: Embora não exista uma formação acadêmica específica para se tornar um dublador, é recomendável buscar treinamento em atuação e expressão vocal. Isso pode ser feito através de cursos de teatro, locução, atuação de voz ou escolas especializadas em dublagem.
  3. Habilidades de interpretação: A dublagem exige habilidades de interpretação para dar vida aos personagens e transmitir suas emoções através da voz. Aprender a ler roteiros e entender as motivações dos personagens é essencial.
  4. Flexibilidade vocal: Ser capaz de alterar sua voz e adaptá-la a diferentes personagens é uma habilidade importante para um dublador. Isso inclui a capacidade de variar entonação, ritmo, timbre e outros aspectos da voz.
  5. Prática constante: Assim como em qualquer habilidade artística, a prática é fundamental. Faça exercícios vocais, leia textos em voz alta, pratique imitando vozes de personagens e mantenha-se sempre ativo na área.
  6. Conhecimento de idiomas: Se você deseja trabalhar em dublagens de filmes e séries estrangeiras, é importante ter um bom conhecimento de idiomas, principalmente do idioma original da mídia a ser dublada.
  7. Criação de portfólio: À medida que você ganha experiência e aprimora suas habilidades, crie um portfólio que contenha amostras das suas dublagens e interpretações. Isso ajudará a mostrar suas capacidades para os potenciais contratantes.
  8. Networking e busca de oportunidades: Conhecer pessoas da indústria de dublagem pode abrir portas para oportunidades de trabalho. Participe de eventos relacionados, se inscreva em agências de dublagem e fique atento a audições e projetos em sua região.
  9. Persistência e paciência: Assim como em muitas carreiras artísticas, o caminho para o sucesso na dublagem pode ser desafiador e competitivo. Portanto, é importante ser persistente, estar aberto a críticas construtivas e ter paciência para alcançar seus objetivos.

Lembre-se de que a dublagem é uma arte que requer prática, dedicação e aperfeiçoamento contínuo. Se você tem paixão por essa área e está disposto a investir tempo e esforço, pode seguir uma carreira gratificante como dublador.

Então, isso é tudo pessoal! Assim como é dito no teatro antes de uma grande apresentação, e é visto como sinal de sorte, desejo muita "MERDA" para você! Até o Próximo assunto.

As Pessoas Também Perguntam

Quanto custa a dublagem de um filme?

88,57 por hora (incluído o repouso semanal remunerado) Ou R$ 16,31 por minuto de filme + 50% pelo esquema, perfazendo o total de R$ 24,47 por minuto.

Precisa ter voz bonita para ser dublador?

Aperfeiçoe sua técnica vocal. Uma voz clara, sem sotaques ou problemas de dicção, é fundamental para ser um bom dublador. Além disso, é preciso conhecer os diferentes tipos de vozes e saber como utilizá-los de acordo com o personagem que está sendo interpretado.

Quanto tempo demora um curso de dublagem?

De forma resumida, o curso compreende técnicas vocais, estudos e análises sobre as variadas modalidades de dublagem, além de exercícios de dicção e simulação individual em estúdio. A duração do curso para iniciantes é de quatro meses, já para profissionais é de 10 meses.


Bate-papo: com a Daphne Blake - Scooby-Doo

Entrevista feita com a Dubladora e Professora de dublagem Juraciara Diacovo. Ela conta detalhes dos bastidores da dublagem, e como ela iniciou nesta carreira. É só carregar o vídeo abaixo!

Sobre o autor

Radialista apaixonado por séries, e tecnologia, adoro criar conteúdo, e motivar pessoas. Compre-me um café

Postar um comentário

O site mantém sistema de comentários na maioria dos artigos para estimular a troca democrática de informações e aprofundar a discussão sobre assuntos que frequentam o blog. Saiba Mais
Consentimento de Cookie
Servimos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops! 😅
Parece que há algo errado com sua conexão com a Internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detectado!
Detectamos que você está usando uma Extensão de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em sua Extensão de bloqueio de anúncios.
Site está bloqueado
Desculpe! Este site não está disponível em seu país.